Voltar

As comunidades de marca são entidades sociais

O que são comunidades de marca?

As comunidades de marca são entidades sociais representadas por um espaço de compartilhamento, caracterizado como um ambiente acolhedor, formado por uma rede de pessoas: fãs, seguidores e consumidores. Essa rede é unida por interesses comuns, interagindo tanto entre si quanto com a própria marca.

Vamos compartilhar alguns insights. Então, bora lá? 😉

A importância da marca ter uma comunidade

As marcas mais bem-sucedidas neste quesito são aquelas que têm valores e propósitos bem definidos, cultivando um senso de identidade e pertencimento em torno de seus produtos e serviços. No entanto, as marcas também devem solucionar problemas reais e enfrentar os desafios da sociedade para manter sua comunidade engajada.

“As comunidades de marca são entidades sociais que refletem a imersão das marcas no dia a dia dos consumidores e os meios pelos quais as marcas conectam o consumidor a si própiras e os consumidores entre si.”

Albert M. Muniz Jr. e Thomas C. O’Guinn
Journal of Consumer Research, Vol. 27 – Brand Community

As características de uma comunidade de marca

As comunidades de marca são caracterizadas por três aspectos: consciência compartilhada, rituais e tradições, e senso de responsabilidade moral.

Consciência compartilhada

A consciência compartilhada ocorre quando as pessoas se conectam tanto intelectual quanto afetivamente, criando vínculos emocionais com a comunidade. Dentro de uma comunidade de marca, esse processo destaca duas características fundamentais: a legitimidade e a lealdade oposicional. 

A legitimidade diferencia os membros da comunidade entre si, seja pelo tempo de envolvimento ou pela dedicação com aquele grupo. Já a lealdade oposicional é como um compromisso que une o grupo, seja em relação à marca, seus valores e propósitos, ou entre os próprios membros. 

Essa lealdade fica ainda mais forte quando a comunidade se une diante de desafios externos, como a concorrência ou apoio a causas sociais. A consciência compartilhada torna as comunidades de marca geralmente democráticas e acessíveis.

Rituais e tradições

Os rituais e tradições são eventos que ocorreram no passado entre os membros de uma comunidade e que agora ajudam na transmissão de significado. Essas práticas podem abranger uma variedade de aspectos, como valores, eventos ou até mesmo formas de vestir. Além disso, permanecem intrinsecamente ligadas à comunidade, sendo parte de sua história, cultura e consciência coletiva. Os rituais têm como objetivo estabelecer conexões entre pessoas, fortalecer os valores da comunidade e marcar momentos especiais na vida do membro.

Senso de responsabilidade moral

O senso de responsabilidade moral é a consciência do dever em relação à comunidade. Cada membro da comunidade sente a obrigação de contribuir para a integração e sustentação dos outros, ao mesmo tempo em que se compromete a promover o uso adequado da marca, compartilhando informações sobre ela. Esse senso de responsabilidade moral está diretamente ligado à sobrevivência e à manutenção da comunidade de marca.

Uma marca com um branding consolidado tem maior probabilidade de desenvolver uma comunidade engajada

Este fenômeno reflete a crescente busca por interesses compartilhados e conexões genuínas. À medida que as comunidades se expandem, percebe-se um aumento na participação ativa do público na produção de conteúdo e na influência das marcas.

Quer ter um branding que inspire a formação de comunidades de marca? Acesse a página Quero ser Cliente e cadastre-se.

plugins premium WordPress