dezembro 10, 2022

Ponta

A fusão de duas marcas líderes do mercado de tecnologia agropecuária em um novo player global, a Ponta >.

 

Desafios

Definir estratégia e experiência de uma nova marca de tecnologia agropecuária, que é resultado da fusão de duas outras já relevantes no mercado, juntando seus times, culturas, produtos e propondo inovação para um momento de crescimento. Essa nova marca já precisava nascer preparada para uma expansão global e carregando a relevância do seu histórico de liderança.

 

Resultados

Um processo que aumentou o engajamento da equipe em prol da fusão das duas empresas e times, e pesquisas que deram segurança na proposta de arquitetura de marca. A definição de metas, parâmetros e desafios claros para a construção da nova marca, além da identificação das forças das marcas originárias, deram coerência e potência para a estratégia e a experiência para a Ponta, sendo a base para a construção do nome e de todo o sistema de identidade visual da nova marca.

 

Metas

  • Expor o pioneirismo herdado das marcas originárias e a nova metodologia proposta.
  • Posicionar a marca como um player que fomenta a eficiência e inteligência no agronegócio brasileiro, dentro do contexto de competência no mercado mundial.
  • Criar um nome e elementos gráficos com flexibilidade de uso, sendo facilmente entendida no mercado nacional e internacional.

 

Pesquisas e entregas

Reunimos uma equipe multidisciplinar e trouxemos diferentes vozes do time interno e do mercado para aprofundar nas percepções que essa nova marca despertava e deveria trazer.

 

Insights e percepções

A primeira atividade feita pela Remix junto com o Grupo de Trabalho foi uma análise do diagnóstico e da arquitetura de marca feitos anteriormente. Com essas informações, fizemos um cruzamento com as entrevistas iniciais para criar direcionamentos estratégicos para a construção da nova marca.

 

Entrevista com especialista

Buscamos um especialista com relevância no mercado de tecnologia agropecuária para dar as suas opiniões e percepções sobre os direcionamentos estratégicos estabelecidos e contribuir com a sua visão externa sobre o comportamento e relacionamento do público com a marca.

 

Workshop com embaixadores

Para envolver ainda mais a equipe interna da marca, ajudar com o processo de fusão e ter informações internas, foi criado um grupo de Embaixadores da Marca, com representantes de todas as áreas da empresa e de cargos variados. Eles contribuíram para a construção da marca e para a implementação da nova estratégia, com ações práticas no cotidiano da cultura empresarial.

 

Mapa diagnóstico

O mapa diagnóstico serve para rever, definir e acordar tudo o que será construído para a marca nas próximas etapas. Com uma visão macro do que já foi pesquisado e discutido, estabelecemos tudo o que a estratégia, experiência, universo verbal e visual precisariam abranger.

 

Estratégia de marca

Com as definições feitas na parte diagnóstica do processo, tivemos o desafio de traduzir nos pontos da estratégia o que é o propósito, valores e promessa da nova marca. Chegamos a um equilíbrio entre o histórico da GA + Intergado e a visão de futuro da Ponta. Uma boa estratégia comunica bem o que é a empresa, expõe o que ela tem de força, mostra as razões para acreditar nisso e a diferencia no mercado.

 

 

Experiência de marca

Com a estratégia de marca definida, é preciso também formatar a experiência que a Ponta vai transmitir em toda a sua comunicação. Para isso, estabelecemos os traços de personalidade e como é o tom de voz da marca, todos relacionados com a estratégia. E é a partir da experiência que expandimos o universo verbal, com palavras-chave, frases conceituais e os textos em si.

 

Naming

No processo de naming, além da preocupação que ele transmitisse a estratégia e a experiência de marca, também tivemos como direcionamento a busca por um nome ligado à liderança, confiança, estratégia e inteligência. Outro desafio foi que este nome precisaria funcionar em uma escala global, com fácil pronúncia em outras línguas e disponibilidade para registro. Com todas essas questões técnicas, mas movidos pela paixão pelo agronegócio, chegamos ao nome Ponta, que é oriundo da figura do ponteiro, que é quem lidera, mostra o caminho e cuida para que o rebanho ande na direção certa, assim como é o propósito da marca.

 

 

  • Design

    Sistema de Identidade; Logotipo; Paleta de Cores; Tipografia; Grafismos

  • Pesquisa & Análise

    Insights sobre o Mercado; Entrevistas; Entrevista com Especialista

  • Estratégia

    Estratégia; Experiência; Naming

  • Cliente

    Ponta

Open Project
Let's Collaborate

Ver Projeto

We’re a team of creatives who are excited about unique ideas and help fin-tech companies to create amazing identity by crafting top-notch UI/UX.

Voltar
plugins premium WordPress