Strassen Hotel
A transição de um hotel que deixa de ser franquia para iniciar uma jornada independente. Assim, nasce o Strassen Hotel.
Desafios
Recriar a marca que está há uma década servindo as pessoas e realizar um movimento preciso de transição de um hotel franqueado para sua atuação independente, observando os atributos que estão consolidados em sua história e criando um distanciamento oportuno da antiga marca, para que construa uma narrativa proprietária e trilhe uma jornada de sucesso neste novo momento.
Resultados
Uma marca nova, cheia de personalidade, que incorpora todos os valores e a experiência que o hotel oferece aos clientes, e preparada para esta nova fase independente do negócio. Para isso, criamos um nome conectado à historia do hotel, adotamos um estilo que remete às suas origens e uma identidade que traduz o acolhimento proporcionado aos hóspedes.
Metas
- Entender a melhor forma de realizar a transição de uma marca de franquia para atuar de maneira independente.
- Fazer um levantamento dos pontos fortes, atributos e diferenciais que distanciam o hotel da franquia.
- Reunir informações importantes sobre tendências do setor hoteleiro e entender o comportamento de outras marcas do segmento.
- Pesquisar os concorrentes para encontrar diferenciais e elaborar uma estratégia eficiente para a nova marca.
- Obter dados reais da experiência proporcionada pelo hotel.
- Criar um nome que traduza bem o conceito hotel e seja singular, por deixar de ser uma franquia.
- Estruturar uma identidade, que acima de tudo, tenha uma personalidade única e incorpore os valores e experiência proporcionados pelo hotel.
Pesquisas e entregas
Analisamos o panorama nacional e internacional do mercado hoteleiro para entender as tendências nacionais e internacionais do setor e, assim, garantir que as práticas da nova marca estejam atualizadas. Para complementar os dados obtidos, olhamos para os concorrentes e identificamos seus comportamentos, comunicação e diferenciais para entender como posicionar o hotel. Ainda executamos entrevistas com a equipe interna e os clientes a fim de entender as diferentes percepções sobre a marca e os serviços oferecidos.
Cliente oculto
Utilizamos da ferramenta do cliente oculto para obter dados reais e amplos sobre a experiência de hospedagem no hotel, em que analisamos os seguintes temas: chegada e check-in, quarto, espaços, serviços e auxílio, café da manhã, check-out e pós-atendimento.
Insights e percepções
Observamos o mercado hoteleiro internacional e entendemos que o movimento realizado pelos hotéis de estrada americanos, de assumir uma personalidade singular e utilizar o design como estratégia de diferenciação, poderia ser uma inspiração para os caminhos de transição para a nova marca, considerando, também, que as análises dos concorrentes nos mostraram um discurso verbal padronizado e uma comunicação visual descuidada. Já nas entrevistas executadas, identificamos que a localização era um atributo importante para os hóspedes, que nos serviu de inspiração para a criação do novo nome do hotel. Assim, cruzando essas informações com outros dados obtidos no processo de pesquisa, definimos as diretrizes que determinaram os caminhos de construção de uma nova identidade adequada para o novo momento do negócio.
Estratégia de marca
Pensamos uma estratégia que cumprisse com dois objetivos principais: manter os pontos fortes já existentes da marca antiga e esclarecer que o hotel entrou em uma nova fase independente, para criar distanciamento da franquia. Assim, consideramos empatia, presteza e excelência como atributos principais, e criamos um posicionamento que refletisse a realidade do hotel, que oferece uma ótima relação custo-beneficio.
Experiência de marca
Definimos a experiência de marca para que esclarecesse a estratégia e atendesse às expectativas dos hóspedes, com uma personalidade confiável, familiar e amigável. No tom de voz, elaboramos diretrizes para diferenciar a marca dos concorrentes, com uma comunicação gentil, entusiasta e eficiente.
Naming
Criamos um nome prático e que está muito conectado à história do negócio. Strassen Hotel é uma expressão alemã para designar hotéis de passagem e estrada. A ideia é conectar-se ao conceito de um hotel conveniente, com localização estratégica entre grandes eixos rodoviários, além de ser um nome forte e singular, que pontua o início de uma nova marca totalmente independente.